top of page

A LÂMINA DE PONTA DURA RAZOR TIP

  • Alex Medeiros
  • 8 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Um dos modelos de lâminas que a Wood-Mizer disponibiliza no Brasil é a Razor Tip ou, como se costuma dizer, serra de ponta dura ou de Wídea*. No nosso dia-a-dia, nós utilizamos a Razor Tip 7°, espessura .045”, quando nada mais resolve. Esse é caso de situações em que temos de serrar madeiras secas, de diâmetros acima de 600mm e de alta densidade como o Eucalipto paniculata (ferrinho) ou o citriodora (cidró). A Razor Tip é uma lâmina mais cara do que uma Double Hard, por exemplo, com reafiação igual as demais lâminas, no entanto é necessário um grande cuidado com o seu manuseio e utilização a fim de evitar danos a aresta de corte.

Lâmina Razor TIP com dente danificado.

Por se tratar de um material extremamente duro, a ponta do dente da Razor Tip tem uma baixa tenacidade, ou seja, quebra facilmente. Muitas vezes até mesmo um transporte pouco cuidadoso pode danificar uma ou outra aresta de corte. A tora de madeira com casca suja de terra ou areia também pode danificar significativamente os dentes da lâmina reduzindo sua capacidade de corte. Isso sem falar nos pregos, que muitas vezes surgem e inutilizam a lâmina. Para evitar danos às nossas Razor Tip nós adotamos os seguintes cuidados:

- As lâminas reafiadas são transportadas embaladas para proteção das arestas de corte;

- A Razor Tip só é utilizada em situações em que as demais lâminas não funcionam bem;

- As nossas Razor Tip só serram toras descascadas;

- Depois de utilizadas, as Razor Tip são reembaladas para envio a oficina de reafiação.

Mesmo com todos esses cuidados, as nossas lâminas ainda sofrem com quebras de arestas de corte. Notem na foto que o tipo de dano mais comum da aresta de corte impede que uma reafiação convencional recupere a capacidade de corte do dente. Por isso, uma lâmina Razor Tip danificada continua danificada depois de reafiada. A solução seria a substituição do dente danificado, porém não temos notícia de que a Wood-Mizer realiza esse serviço no Brasil. Por isso, na nossa oficina de reafiação, nós desenvolvemos um método capaz de refazer arestas de corte danificadas e reestabelecer a capacidade de corte das nossas lâminas.

*widia = do alemão “wie diamant" (como diamante)

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page